VARIÁVEIS E PROCEDURES

por David de Almeida Bezerra Júnior


Estaremos discorrendo sobre como trabalhar com variáveis e procedures no TetrisIDE. Para ilustrar isso, iremos construir um programa que, a cada clique de um botão, incremente um valor a uma variável inteira e exiba em um rótulo.


O que são Variáveis e Procedures?



Uma variável é um elemento na memória do computador que guarda determinado tipo de dado, podendo ser modificado ao decorrer da aplicação.
Ex.:
variable name="David";
write("My name is "+name); //The result is: My name is David
name="Junior";
write("Now, my name is "+name); //The result is: Now, my name is Junior

Um procedure (procedimento) é um bloco de código que executa uma determinada tarefa e pode ser chamado em diversas partes da aplicação. Muito útil quando iremos repetir a mesma função em mais de uma parte do programa. Logo, é só chamar o procedimento.

Criando um Novo Projeto



Pressione o botão Novo, na Barra de ferramentas. Crie o projeto com o nome ClickCount.

Efetue um duplo clique na propriedade Title (Inspetor de Objetos) e modifique para ClickCount.

Selecione o Label na Paleta de Objetos e clique na Janela (Área de trabalho). Faça o mesmo com um Button. Mude seus nomes para jLabelCount e jButtonCount, respectivamente. Mude também o Text do jButtonCount para Count.

Adicione um objeto Variable e um Procedure. Estes dois elementos não são visuais, logo, não aparecerão na sua aplicação quando for executada.

Mude o nome, Type e Value da Variable para count, int e 0. Mude o nome do Procedure para addCount.


Adicionando Funções



Ainda no procedure, efetue duplo clique no evento OnExecute.

Selecione a função mudarValor (campo Função) e digite no campo Parâmetros:

getJFrameMain()
count
getcount()+1


O primeiro parâmetro (getJFrameMain()) diz de onde vem a propriedade ou variável que iremos mudar. Toda janela no TetrisIDE tem um método que retorna ela mesma. Este método é formado por get+(nome da janela)+().
O segundo parâmetro (count) é a propriedade ou variável que sofrerá a mudança.
O terceiro parâmetro (getcount()+1) é o valor que a variável ou propriedade irá receber. Perceba que é chamado o método getcount() e acrescenta-se 1 a ele. Toda Variable na janela tem um método get e um set.

Adicione outra função mudarValor com os Parâmetros:

jLabelCount //Objeto jLabel na janela
Text //Vamos modificar a propriedade Text
Count: "+getcount()+" //O resultado será: "Count: (valor da variável count)"


Após adicionadas as duas funções, clique em OK.

No evento OnShow da janela, efetue duplo clique e adicione a função executarProcedure com o Parâmetro:

addCount //Objeto Procedure na janela

Faça o mesmo com o evento OnClick do jButtonCount.

Salve e Execute sua aplicação, clicando nos respectivos botões na Barra de ferramentas ou teclando CTRL + S e F9.





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