TRABALHANDO COM OBJETOS

por David de Almeida Bezerra Júnior


Java é uma linguagem Orientada a Objetos, então, nós temos que trabalhar com objetos. Abaixo, há uma simples explicação sobre como trabalhar com objetos no TetrisIDE.

Se você não conhece o Paradigma Orientado a Objetos, dê uma olhada aqui.


Objetos no TetrisIDE

Visualmente, você pode adicionar objetos na sua janela pela Paleta de Objetos, selecionando um objeto e clicando na janela da Área de trabalho.

Neste momento, nós iremos desenvolver uma calculadora que soma dois números, proporcionando-nos um entendimento sobre como manipular propriedades de objetos.

Crie um projeto chamado SumCalculator e mude a propriedade Title, width e height para Sum Calculator, 300 e 250, respectivamente na JFrameMain.



Adicionando Objetos



Adicione 3 Labels, 3 TextFields e 1 Button da Paleta de Objetos.

Mude a propriedade Text dos jLabel1, jLabel2 e jLabel3 para Num1, Num2 e Result, respectivamente e mude os nomes dos jTextField1, jTextField2 e jTextField3 para jTextFieldNum1, jTextFieldNum2 e jTextFieldResult. Apague também a propriedade Text. Modifique a propriedade Text do jButton1 para SUM.


Clique e Some

Selecione o jButton1 e vá até a aba Eventos no Inspetor de Objetos. Efetue duplo clique no evento OnClick.



Seleione a função mudarValor no campo Função e digite no campo Parâmetros:
jTextFieldResult
Text
"+(Double.parseDouble(jTextFieldNum1.getText())+Double.parseDouble(jTextFieldNum2.getText()))+"

Perceba que nós usamos o método parseDouble da classe Double para transformar o valor do tipo texto, na propriedade Text dos TextFields, para números decimais, mostrando que nós podemos trabalhar com código Java em nossas aplicações.

Adicione (+) a função e pressione o botão OK.
Salve e Execute.





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